segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Escadarias verdes e coloridas

Bom dia Pessoal!

Hoje vamos trazer uma dica para seu jardim. Para quem possui, ou deseja adaptar as escadarias de entrada de sua casa ou no jardim, vai adorar estas ideias de muito bom gosto:

Escadas_Que venha o frio  (Foto: Edu Castello e Evelyn Müller)
Escadas rústicas rodeadas de espécies invernais conduzem o visitante a um passeio único. Nos degraus de madeira próximos ao portão de ferro, agapantos e margaridas-das-pedras são responsáveis pela receptividade florida. Ao fundo, rodeando o muro, veja as mudas de crisântemo amarelo. Na entrada para o pátio, a escada de granito rústico ganhou dormentes de madeira – em uma de suas extremidades –, tal como muretas, para conter o desnível do terreno. Neles, azaleias e vasos de suculentas dão o acabamento final.


O excedente de pedras portuguesas utilizado na escada foi reaproveitado no canteiro (Foto: Edu Castello e Evelyn Müller)
Caminhar pelos vários degraus de cimento – estes, cobertos por tábuas de ipê – que levam à entrada principal, é uma recompensa, um túnel verde formado por bambus-mossô e moreias. 











Escadas_Grama sim, grama não  (Foto: Edu Castello e Evelyn Müller)
Degraus de pedra portuguesa e faixas de grama-amendoim revezam-se na entrada desta casa . A ideia pode ser empregada em pequenos espaços e não requer tanta manutenção, apenas uma poda mensal. Outros elementos complementam o jardim: o bambu-metake, à esquerda da porta principal, e, ao longo do acesso, os vasos de palmeira-pinanga – esta última, ainda pouco conhecida no país, tem folhas largas e pode atingir até cinco metros de altura.




Escadas_De flor em flor  (Foto: Edu Castello e Evelyn Müller)
Um para lá, outro para cá. Como em uma valsa, é preciso acompanhar o desenho irregular desta escada, para alcançar a porta de entrada. Nos 4,50 m de subida, espécies de palmeira-fênix, tumbérgia, gardênia, agapanto, bela-emília e palmeira-leque formam um verde único, mas com diferentes texturas e épocas de floração. Note que todas foram acomodadas em caixas de alvenaria impermeabilizadas. 





Reportagem de http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura/Area-interna/Escada/noticia/2013/06/sobe-e-desce-verdejante8.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário