Cuidados com o sol
Para se proteger de envelhecimento precoce, queimaduras e, principalmente, do câncer de pele, o uso de protetor solar é fundamental.
Ao contrário do que você pode imaginar, você deve usar protetor todos os dias, não apenas quando for tomar banho de sol. No dia-a-dia, provavelmente, você não corre o risco de queimaduras, mas o acúmulo de exposição ao sol é o principal desencadeador do câncer de pele.
Escolha bem:
Não é recomendável usar qualquer tipo de protetor ou bronzeador feito em casa. Eles podem ser causa de alergia e potencializar a ação da luz do sol, aumentando os danos.
Na praia ou piscina:
Reaplique-o sempre que você sair da água, e com a freqüência indicada na embalagem do produto que você estiver usando.
Não se esqueça de passar:
Calvos devem tomar cuidado especial com o couro cabeludo.
Veja o fator de proteção adeqüado para você:
NÃO PODEMOS ESQUECER DOS NOSSOS PEQUENINOS:
Hoje já se sabe que a proteção da pele deve começar desde pequeno. E bebês de todas as idades devem estar devidamente protegidos dos raios solares, especialmente no verão.
ATENÇÃO!!
Bebês com menos de 6 meses de idade não devem utilizar protetor solar. Mesmo aqueles cujas embalagens mencionarem que se trata de uma versão "Baby"
O que fazer então? A recomendação geral é de que nessa idade bebês não devem frequentar praias, a não ser nos horários logo após o nascer do sol (até 8 horas da manhã) ou logo antes do pôr do sol (após 18hs), horários da região sudeste do Brasil.
Entre os 6 meses e 2 anos, bebês devem utilizar os protetores específicos para bebês, ou seja, as versões "Baby", e idealmente o fator de proteção deve ser 30 ou acima (acima de 30, somente se indicado pelo dermatologista).
Após os 2 anos as crianças já podem utilizar os mesmos protetores dos pais, porém, existem no mercado versões "Kids" que oferecem alguns atrativos para estimularem o uso pelas crianças.
O sol das 10 às 14hs deve ser evitado. No horário de verão a restrição se estende até ás 15hs. Nesse período os pais devem oferecer atividades que não sejam ao ar livre. Se não tiver jeito e a criança estiver na praia ou piscina nesse período os pais devem seguir com cuidado as orientações profissionais.
AFINAL ATÉ O SOL ESTÁ SE PROTEGENDO.!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário