quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Caminho do Sucesso na Busca do Primeiro Emprego



A preocupação de todo jovem que entra no mercado de trabalho para procurar emprego pela primeira vez é como fazê-lo de maneira correta. Todos sabem que o diploma não é suficiente e que tem de haver estratégias e posturas que impulsionem o caminho. A insegurança no início é bastante normal, por isso apenas a informação pode embasar as atitudes no caso de falta de experiência.
Há certos passos nessa nova fase da vida que podem facilitar as coisas:
O primeiro é elaborar um currículo atualizado e baseado nas suas metas. Mesmo que não haja experiência, é interessante demonstrar atividades que comprovem um investimento no futuro profissional (cursos de idiomas, intercâmbios, aulas de computação), e características propícias dentro de um emprego, como liderança e criatividade. A imagem deve ser cuidada desde o início.
Fazer a escolha do setor em que se empregará. Se houver um local específico de trabalho em mente, conhecê-lo e identificar-se com seu estilo é importante. A partir disso, traçar objetivos e se esforçar para não desviar facilmente deles, para não desistir sem se esforçar ao máximo.
Saber comunicar-se. O autocontrole, a habilidade de expressão e a demonstração de segurança são decisivas em uma entrevista de emprego, além de outras situações profissionais que servem de teste. Manter a atenção às críticas, pois elam auxiliam na autoavaliação, assim como no crescimento e na aprendizagem. Aquilo que foi aprendido na formação acadêmica é a teoria; a prática é o necessário para o sucesso, e é adquirida apenas através das experiências que acrescentam.
Após um preparo satisfatório, começa a parte mais prática. Tem de haver empenho nos meios de espalhar informações próprias: anúncios na internet; cadastramento nas agências de empregos; envio de currículo para a(s) empresa(s); também a observação de classificados de empregos, entre outras ações. A rede de contatos é importante desde o início, quando se conhece as primeiras pessoas envolvidas em diferentes áreas. Sua rede pessoal pode vir a calhar no presente ou no futuro e não deve nunca ser menosprezada. O investimento nas relações sociais concomitantemente com o profissional é um ato de inteligência. As indicações de outros constituem uma das formas mais eficientes de se conseguir emprego.
Neste contexto, é válido comentar sobre o contrato de trabalho especial do “Menor Aprendiz”, que constitui um meio de familiarização com um ambiente de trabalho, por tanto é uma experiência válida para jovens. Outra maneira recomendável de se adquirir experiência é o estágio, que abre as portas para o mercado de trabalho, além de possibilitar relações que podem ser úteis para a contratação.
Após algumas orientações, não pode estar omissa a observação de que a educação é o melhor caminho para um profissional qualificado, e que o mercado de trabalho é menos cruel para aqueles que investem mais e mais no conhecimento, tanto no específico como no global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário