terça-feira, 6 de maio de 2014

SER MÃE - ESTÁGIOS DO TRABALHO DE PARTO

Estágios do trabalho de parto.Embora livros e aulas sobre gravidez dividam o trabalho de parto e o nascimento do bebê em três estágios distintos, cada mulher tem uma experiência diferente. No caso de mães de primeira viagem, o trabalho de parto e o nascimento duram em média 14 horas. Para muitas mulheres, o processo dura mais que 20 horas, mas, para algumas sortudas, é tudo muito mais rápido. Do segundo filho em diante, o processo dura em média oito horas.
Fase inicial/primeiro estágio 
Durante esta fase, ou período de latência, quando o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto, com contrações e dilatações de até cinco centímetros, você ainda pode dar uma enrolada em casa, dar uma volta, assistir TV, tomar um banho morno ou mesmo tirar uma soneca.
Pode durar de 12 a 14 horas, embora seja freqüentemente mais curta a partir do segundo filho
Qual a sensação
Normalmente, essas contrações são regulares, intensas e muito mais doloridas que as contrações "de ensaio" Braxton Hicks. Algumas vezes, as contrações podem ser de fato doloridas e demorar bastante. Se isto acontecer, não fique preocupada. Cada mulher tem seu próprio ritmo. (Há mulheres, no entanto, que podem nem perceber essas contrações precoces e ir diretamente para a fase ativa.)
Fase ativa/primeiro estágio 
Na fase ativa, suas contrações serão provavelmente fortes e freqüentes e seu médico lhe dirá para ir para o hospital. Durante esta fase, o colo do útero começa a dilatar e contrair com mais rapidez, abrindo para oito centímetros. As contrações acontecem com mais freqüência a cada três ou quatro minutos e com duração de 40 a 60 segundos, e são muito mais intensas.
Pode durar de alguns minutos até seis horas. Se a bolsa ainda não tiver se rompido, o médico provavelmente irá perfurar as membranas dela nesta fase.
Qual a sensação
Se optou por um parto sem dor, neste momento tomará uma anestesia peridural, o que significa que sentirá uma pressão na região pélvica, mas não dor. Você precisará ficar deitada.
Se você optou por um parto sem drogas, aqui começa o verdadeiro trabalho de parto. Exercícios de respiração e técnicas de relaxamento são essenciais neste ponto, assim como um ótimo acompanhante. Se o bebê estiver tolerando o trabalho de parto, você poderá mudar de posição quantas vezes for necessário.
Este é um bom momento para tomar um banho morno, caso tenha acesso a uma banheira. A água quente pode ajudar a melhorar a dor. Há casos de mulheres que entram na banheira com cinco ou seis centímetros de dilatação e têm a dilatação necessária uma hora mais tarde.
Transição/primeiro estágio 
Durante a fase de transição, o colo do útero dilata de oito a dez centímetros, numa média de um centímetro a cada 15 minutos. As contrações duram uma média de 1 minuto a 1 minuto e meio e ocorrem a cada dois ou três minutos.
Por sorte, este estágio é muito mais rápido que os outros dois primeiros, durando entre 15 minutos e duas horas.
Mesmo que você tenha tomado anestesia peridural, agora sentirá muito mais pressão. Se optar pelo parto natural, esta é a fase mais transcendental do trabalho de parto, com contrações fortes e rápidas e sintomas que podem incluir tremores, calafrios e náuseas. Muitas mulheres relatam que esta fase é tão intensa que sentem como se estivessem tendo uma experiência extracorpórea.
Segundo estágio
Assim que o colo do útero tiver dilatado 10 centímetros, começa o segundo estágio: o nascimento do bebê
Seu bebê nasce à medida que você o empurra através do colo do útero dilatado para o canal vaginal. É uma experiência no mínimo estonteante. Você sentirá as contrações e um desejo involuntário de empurrar. Com a anestesia peridural, algumas mulheres precisam ser instruídas quanto ao momento de empurrar; é nesta hora que o obstetra e a enfermeira têm um papel crucial.
Quanto tempo dura
Pode durar entre alguns minutos (geralmente a partir do segundo filho) e mais de três horas, sendo caracterizado por contrações a cada dois ou cinco minutos e que duram de 60 a 90 segundos.
Qual a sensação
Mesmo que você tenha tomado anestesia peridural, neste ponto poderá sentir um enorme desejo de empurrar. Seu médico, parteira ou enfermeira irá instruí-la sobre quando empurrar ou quando parar. Você sentirá uma diversidade de incríveis e intensas sensações, incluindo tremor e náusea, mas também um enorme alívio ao perceber que o final está próximo. E não importa a maneira como o bebê nasça, você certamente irá experimentar uma verdadeira euforia quando ele deixar o seu corpo e for colocado em seus braços.
Terceiro estágio
O que ocorre
No terceiro estágio, você irá expelir a placenta. Depois que o bebê nasce, as contrações voltam após alguns minutos e continuam em intervalos de cinco minutos, mas com muito menos intensidade. Essas contrações fazem com que a placenta se separe do útero, permitindo que ela e todas as membranas ao redor sejam totalmente retiradas. O médico ou parteira a examina para ter certeza de que esteja intacta e continuará a verificar se o útero está se contraindo apropriadamente para poder conter a hemorragia no local onde a placenta estava fixada.
A liberação da placenta pode durar de 5 a 30 minutos. Na hora seguinte, ou enquanto se espera a liberação da placenta, o médico ou parteira irá examiná-la e dar os pontos necessários nas rupturas ou na episiotomia.
Qual a sensação
Como sua atenção agora está totalmente voltada para o bebê, dificilmente você estará atenta ao que está acontecendo em sua área vaginal, especialmente se tomou anestesia peridural. Você poderá tremer devido à adrenalina e aos ajustes que seu corpo começa a fazer logo após o nascimento. Algumas mães ficaram surpresas pelas dores fortes e freqüentes após o parto, parecidas com contrações, principalmente no parto do segundo filho em diante. Essas dores duram vários dias, com intervalos. Se elas incomodarem muito, peça ao médico para receitar-lhe analgésicos. Se bem que, com o bebê finalmente em seus braços, todas essas preocupações não terão tanta importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário